domingo, 10 de junho de 2007

O que é textualidade?

Considerando-se que os textos têm características que os diferenciam de frases isoladas, alguns fatores como coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade (Beaugrande e Dressler, 1986) são elementos responsáveis pela textualidade.
Com a seleção de textos de alunos, faz-se aqui a discussão desses elementos.

4 comentários:

Textualidade disse...

Os meus alunos estão escrevendo crônicas, resenhas, narrativas mais longas, textos descritivos e dissertativos. Eles me mostram seus textos, eu faço uma breve análise e oriento-os a me enviarem por e-mail. Os mais interessantes entraram neste blog.

Textualidade disse...

Alguns textos dos alunos foram deletados. Vou pedir que eles me enviem outros para publicá-los no blog.

Textualidade disse...

Para garantir maior expressividade, é natural que o escritor utilize elementos típicos da oralidade que fazem parte do universo linguístico em sua comunidade. Os professores de língua portuguesa não devem se horrorizar quando identificarem nos textos dos alunos termos como "veado", "porra". veja [um alunos diz para o colega: "vem logo, veado!", o outro responde: "Já vou, porra1"], mas nenhum deles fica chateado com o outro, é como se ouvissem um elogio.

Textualidade disse...

A relação do enunciado com o próprio locutor e com os outros parceiros da comunicação verbal é o que dá sentido e expressividade ao discurso.