terça-feira, 12 de junho de 2007

Carta aos humanos

Natal, 22 de março de 2007-05-27



Prazer em conhecê-lo, meu nome é Arthur Cano, sou um pássaro tucano, originário do Brasil. Dizem que sou um bom brasileiro por causa das cores das minhas penas: azuis, amarelas e brancas, parecidas com as cores da bandeira brasileira. Eu já fui mais feliz, quando os meus irmãos de espécie eram muitos e voávamos por aí, contemplando todas as maravilhas do nosso país.
Bem, eu resolvi escrever-lhes para dizer que eu preciso de sua ajuda e de todos os seres humanos. A terra pede ajuda de todos e vocês têm que salvar o nosso planeta do desmatamento.
Vamos cuidar do que é nosso, fazendo saúde. Como fazer saúde?
Não desmatando as florestas que ainda existem, respeitando a minha natureza que também é sua, assim como o planeta inteiro, evitando poluir o ar, a água, o solo.
Salvemos o Brasil, seres humanos! O mundo está em nossas mãos, vamos preservar o que ainda resta, socorro!
Os animais não agüentam mais tanta poluição e tanto desmatamento.
Eu, como pássaro tucano, vendo que os animais sofrerão mais do que estão sofrendo, porque as árvores estão sendo derrubadas pouco a pouco, fico desesperado. Sou um pássaro voador e vendo o que está acontecendo na Amazônia, fico indignado. O coração do planeta está parando, o tempo está passando. Neste momento, enquanto você lê esta carta, muitas árvores estão sendo derrubadas. Quem está fazendo isso não tem coração, porque sabem o que estão fazendo e sabem, das conseqüências, mas continuam destruindo.
Imaginem daqui a 30 anos. Vai ser ruim, ruim até de pensar. Mas o que vai acontecer realmente? Existem ações que colocam o meio ambiente em risco, como a poluição das indústrias, o assoreamento de rios e acúmulo de lixo, a fumaça tóxica que sai dos automóveis. A água potável está acabando. Algumas pessoas desperdiçam a água sem se dar conta de que um dia vão precisar tomar um gole e só vão encontrar água podre. Todos vocês, seres humanos, sabem disso e sabem que essas ações são crimes contra o meio ambiente. Isso é sério, melhor dizendo é caso de vida ou morte, e tem que ser resolvido rapidamente, pois a natureza é o bem mais precioso que Deus nos deu. Enquanto seres humanos estão destruindo a natureza, Deus está lá no céu muito triste, pois tudo é obra dele e a obra mais importante é a mais destruidora.
Agora é com vocês, homens: criem leis contra o desmatamento, mas façam com que se cumpra. Nós, animais, já estamos sentindo na pele o que está acontecendo com a natureza.
Acorda Brasil! Acorda Planeta Terra. Mostrem a sua cara.


ALAN HUDSON GOMES DA SILVA – 7º ano A
ESCOLA MUNICIPAL CELESTINO PIMENTEL
(440)

Um comentário:

Textualidade disse...

O texto do aluno Alan Hudson foi produzido para um concurso dos correios. Mas como apenas um texto deveria ser escolhido na escola e sua carta não foi a escolhido, decidi que deveria publicá-lo aqui, não é uma graça?